sexta-feira, 9 de março de 2012

ASSIM COMO AS CRIANÇAS , O CÃO DEPENDE DA FORMA COMO É CRIADO.ENSINE RESPEITO E AMOR E ELE LHE DARA O DOBRO EM TROCA.

domingo, 4 de março de 2012

AGRESSIVO ou REATIVO?
Na grande maioria dos  seres vivos animados a agressividade é normal , corriqueira.Um meio de garantir o equilibrio do grupo e  o controle do ambiente em que vivem.Protegendo a  prole,o alimento,o território os os membros do bando.As vezes pode ser direcionada a membros do próprio grupo, como maneira de correção ou definição da hierarquia.Deve-se então , no caso de animais domesticos da especie canina,deixa-lo interagir com todos da familia,pessoas e outros animais.Garantir tambem que o seu BEM ESTAR esta sendo manejado de forma correta.Não apenas água e comida, mas todas as suas necessidades como ser vivo ,livre e pensante , que pode fazer escolhas em relação ao seu modo de agir.Nossa obrigação é lhe dar as melhores escolhas..Se estes detalhes são ignorados e houver um episódio de agressão devemos lembrar que este episódio pode ser classificado com REAÇÃO,pois a agressão ja foi expressado pelo seu cuidador,dono  ou guardião.Lembramos então que todo o repertório comportamental do animal doméstico, principalmente o cão é fruto da espelhamento ao repertório do dono.
O cão portanto não é AGRESSIVO e sim REATIVO,mesmo que pensemos na nossa arrogancia humana que a reação tenha sido desproporcional.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Freud e os cães

''Eu prefiro a companhia dos animais à companhia humana.
Porque são tão mais simples ! Não sofrem de uma personalidade dividida, da desintegração do ego, que resulta da tentativa do homem de adaptar-se a padrões de civilização demasiado elevados para o seu mecanismo intelectual e psíquico. O selvagem, como o animal, é cruel, mas não tem a maldade do homem civilizado. A maldade é a vingança do homem contra a sociedade, pelas restrições que ela impõe. As mais desagradáveis características do homem são geradas por esse ajustamento precário a uma civilização complicada. É o resultado do conflito entre nossos instintos e nossa cultura. Muito mais agradáveis são as emoções simples e diretas de um cão, ao balançar a cauda, ou ao latir expressando seu desprazer. As emoções do cão lembram-nos os heróis antigos como Aquiles e Heitor''

CLASSIFICÇÃO DA AGRESSIVIDADE CANINA


Para a maioria das espécies, a agressividade é fundamental. Fazem, por meio dela, a defesa do território,o controle do ambiente onde vivem ,defesa de seus parceiros sexuais, dos filhotes, da comida e até da posição hierárquica. Na grande maioria dos bichos, o comportamento agressivo é inato, pelo menos em parte, e pode aflorar somente em algumas situações ou fases da vida. É o caso dos cães machos que, na puberdade, começam a brigar com outros cães machos. E dos filhotes que se tornam agressivos ao disputarem uma teta da mãe ou ao tentarem garantir que o sono não seja perturbado pelos irmãozinhos.
Vários tipos de agressividade
Podemos dividir o comportamento agressivo em classes, para melhor entendê-lo e controlá-lo. Independentemente dos critérios adotados, mais complexos ou mais simples, em geral as classificações se assemelham.
Agressividade territorial
Normalmente, um cão fica mais agressivo no território dele, para defendê-lo. Muitos cães aceitam um outro cão quando estão em espaço neutro, mas passam a atacá-lo se ele entrar no território deles ou ameaçar entrar.
Agressividade possessiva
Manifesta-se quando alguém se aproxima de um objeto, de um animal ou de uma pessoa de quem o cão tem “ciúmes”. Ocorre, por exemplo, quando ele está com algo que considera valioso, como um osso com pedaços de carne. Acontece também quando uma visita abraça ou cumprimenta o dono do cão.
Agressividade por medo ou dor
Às vezes, para se defender, o cão acuado pode atacar o agressor. Ou, ameaçá-lo mostrando os dentes e rosnando, para evitar que chegue perto demais. Um cão com dor, por medo de que um outro bicho ou uma pessoa se aproveite dessa vulnerabilidade, tende a ser agressivo. Esse é o principal motivo que leva cães atropelados a atacar a pessoa que tenta socorrê-los.
Agressividade por dominância
Serve para mostrar quem manda. Costuma acontecer quando é questionada ou contrariada a dominância de um cão que se considera líder do grupo.